|
Por Marina Martins Fashion Content

6 dicas para arrasar na entrevista de emprego (por vídeo)

Nas últimas semanas, estão rolando várias entrevistas de emprego por call. Como uma forma de minimizar a propagação do novo Coronavírus, as empresas estão investindo em bate-papos 100% on-line, onde o recrutador ou gestor reserva um tempinho para conhecer os candidatos a uma determinada vaga. 

E, assim como os modelos clássicos, em que íamos à organização para realizar essa tarefa, esse tipo de procedimento também exige um cuidado especial, sabia? O primeiro passo, é ter MUITA calma — afinal, o nervosismo nunca é um bom aliado em momentos importantes, como este.

Depois, você pode seguir alguns truques infalíveis e que vêm ajudando muitas fashionistas a se saírem bem e, quem sabe, alcançar o tão sonhado dream job. A seguir, te conto quais são eles. É só anotar e brilhar! 

Caso a sua entrevista de emprego por call seja agendada, uma boa saída é preparar um cantinho especial para essa atividade. Em casa, a melhor saída é investir nos cômodos mais silenciosos e reservados, sem a circulação de pessoas ou pets correndo de um lado para o outro. Também fique de olho na iluminação.

A dica, é que haja um foco poderoso sobre você e, outro logo atrás. Esse detalhe é fundamental para que os entrevistadores te enxerguem nitidamente e compreendam as suas expressões. Se quiser adicionar um toque extra de personalidade, aproveite ainda para incluir livros, quadros ou um vasinho de plantas no fundo. Fica um charme só!

Quando realizamos uma entrevista de emprego por call, é comum que o recrutador só enxergue a parte de cima do nosso look.

Portanto, mãos à obra, bb! Se a ideia é transmitir uma boa impressão, não deixe de caprichar na vestimenta, sempre escolhendo uma blusa pautada por tons neutros e não muito decotada. As versões com decote em V, quadrado ou canoa, por exemplo, são as mais indicadas.

Curte uma estampa? Então, prefira as versões delicadinhas, como um floral simples, o poá, as listras ou o xadrez. Assim, será fácil manter um visual “formal”, mas com o seu toque de estilo.

 

                                                          

Não é porque você vai fazer uma entrevista de emprego #EmCasa, que a make deve ser deixada de lado. Muito além disso, prezar do visual é um passo importante para mostrar ao recrutador que você se preocupa com a aparência, independentemente do local de trabalho.

O segredo, porém, é ter equilíbrio. Nada de montar uma produção pesada, com contorno, cílios postiços, iluminador e sombras intensas. Em vez disso, prefira algo mais “basiquinho”, com um corretivo leve, batom neutro e um rímel delicado. Esse cuidado já será o suficiente para garantir um look saudável e pra lá de alinhado.

 

                                                     

Sim, pode até parecer um tanto clichê. Mas a melhor forma de se sair bem em uma entrevista de emprego por call, é apostar na objetividade. Em uma conversa, os entrevistadores gostam de respostas certeiras, sem muita “enrolação”, em que o candidato procura mostrar o que está sendo solicitado de forma clara.

Durante as videochamadas, também é comum que ocorram alguns atrasos nas transmissões. Para evitar “cortar” o recrutador, lembre-se de aguardar o profissional terminar a fala, para, então, começar a sua. Assim, o bate-papo ficará mais leve, descontraído e sem momentos de “climão”. Combinado?

Um dos principais erros cometidos pelas “marinheiras de primeira viagem” em uma entrevista de emprego por call, é não estudar a empresa. Antes de iniciar o chat, que tal reservar alguns minutinhos para entender mais sobre a organização em questão?

Entre no site da companhia, conheça o seu histórico no mercado, entenda como são desenvolvidas as suas atividades e, principalmente, tenha em mente como a sua atuação poderá ajudar no sucesso da corporação. Para se preparar ainda mais, mantenha por perto o seu currículo, portfólio, carta de apresentação e qualquer outro documento que possa servir como apoio para o processo seletivo.

Se você estiver considerando a sua produção muito simples, há a possibilidade de recorrer sem medo aos acessórios — especialmente, os de cabelo. Tiaras fininhas, lenços, presilhas e qualquer outro item charmosinho são ótimos para finalizar a composição. Em relação aos brincos, o ideal é optar pelas versões pequenininhas, deixando os modelos maxi para aquele call com os amigos durante o happy hour. Aqui, o mantra “menos é mais” faz TODA a diferença!