|
Por Marina Martins Fashion Content

COVID-19: como aumentar a imunidade e manter a saúde em dia?

Não é difícil encontrar pessoas que estejam extremamente preocupadas com a COVID-19. Por conta desse vírus conseguir se disseminar com facilidade, os nossos hábitos de higiene precisam ser revistos. Isso sem contar o uso de máscara, que se tornou obrigatório em várias cidades do país, e o distanciamento social — um dos únicos meios de combater o agravamento desse cenário.

Outro truque essencial para se manter em segurança, é cuidar muito bem do sistema imunológico. Com o organismo fortalecido, conseguimos fugir de uma série de complicações de saúde, como o Coronavírus, além de ficarmos preparadas para reagir em qualquer situação complicada.

Mas, diz aí: você sabe como aumentar a imunidade? Não? Então, vem comigo, que eu separei 5 dicas valiosas e que farão TODO sentido ao longo desse período!

Se alimentar bem é essencial — especialmente, em tempos de Coronavírus. Daqui para frente, o ideal é fugir dos tentadores fast foods, preferindo ingerir somente alimentos saudáveis, como é o caso dos grãos integrais, legumes, verduras, frutas e carnes magras. Existem ainda, certos ingredientes ricos em nutrientes e que ajudam a manter o sistema imunológico mais resistente.

Esse é o caso daqueles alimentos compostos por alto teor de vitamina C, sendo a laranja, o abacaxi, o morango, o tomate e o brócolis alguns deles. Depois, vêm mais alguns itens que não podem ficar de fora. Anota aí: alimentos compostos por selênio, zinco, ômega-3, vitaminas A, C e E, além do ferro e dos probióticos.

Tomar um belo banho de sol, todos os dias, faz um bem danado para a saúde, pois consegue estimular a fabricação de vitamina D — componente este, essencial na prevenção de inúmeras doenças.

Para investir nessa ideia em segurança, é essencial se expor ao sol em horários específicos: antes das 10h e após as 16h. Basta ficar entre 15 e 30 minutinhos diários para que o seu organismo absorva essa energia e consiga se preparar para o que der e vier. 

E quer mais? Tal hábito ainda promove outras vantagens fantásticas para a nossa saúde, como uma melhora na qualidade do sono e a diminuição do risco de depressão. Bora lá!

Não há quem não tenha se estressado, ao menos, uma vez durante a quarentena. Até aí, tudo normal. Entretanto, quando a nossa rotina se torna um verdadeiro mar de irritações, é possível que esse cenário acabe comprometendo o nosso sistema imunológico. A solução? É investir em hábitos próprios para relaxar o corpitcho — e a mente —, como os exercícios físicos.

Nada de pânico! Você não precisa virar uma musa fitness pelas próximas temporadas. Contudo, tente praticar atividades, ao menos, três vezes por semana, podendo ser uma musculação dentro de casa, uma aulinha de dança e, até mesmo, uma ioga esperta. Assim, fora conseguir deixar o seu organismo fortalecido, será possível melhorar o desempenho do sistema cardiovascular, diminuir a pressão arterial e sentir maior sensação de bem-estar. 

Quem aí não curte tomar uns bons drinks de vez em quando? Embora deliciosa, essa prática deve ser levada com cautela durante o isolamento social. Quando bebemos, o nosso sistema imunológico fica mais fragilizado, podendo contrair infecções com facilidade.

Por essas e outras, a dica é reservar um único dia da semana para o seu momento de relax, como o sábado ou o domingo. Nos demais períodos, por sua vez, é bacana preparar drinks sem álcool dentro de casa, sendo os sucos nutritivos boas pedidas.

Já sabemos que o cigarro é capaz de prejudicar o organismo de inúmeras maneiras. Em se tratando do sistema imunológico, essa prática consegue atingir todas as defesas presentes em nosso corpo, nos deixando mais vulneráveis às infecções e variadas condições.

Se você não deseja ter problemas pela frente, considere parar de fumar quanto antes, inclusive, porque a COVID-19 é uma doença em atinge em peso os nossos órgãos respiratórios.

Quando a vontade do cigarro bater, tente beber bastante água, mascar chicletes (sem açúcar, hein?), fazer uma atividade física ou qualquer outra ação que mantenha a sua mente ocupada. Garanto que vale a pena!