|
Por Marina Martins Fashion Content

Moda Sustentável: as marcas brasileiras com pegada ecológica para ficar de olho

 

Consumir moda sem pensar na sustentabilidade já se tornou algo careta. Nos últimos tempos, e diante de tantas notícias preocupantes, novos movimentos foram surgindo no setor. Para muitas pessoas, pensar em alternativas capazes de controlar o consumo excessivo — e as suas consequências no meio ambiente — já se tornou uma pauta de urgência.

Mas, felizmente, o público pode contar com algumas alternativas interessantíssimas. No mercado brasileiro, por exemplo, há inúmeras marcas que trazem a proposta de repensar o seu processo de produção, buscando diminuir a quantidade de poluentes e extrair o mínimo possível de matérias-primas da natureza — este é o chamado eco fashion

E como queremos que você abrace essa ideia e seja uma fashionista consciente, resolvemos trazer para o post de hoje um apanhado de nomes nacionais e internacionais que estão fazendo bonito. O melhor de tudo? Além de contarem com a pegada “verde”, essas peças são super descoladas e se encaixam nos mais variados estilos. Vem conferir!

 

- YES I AM JEANS -

 

O jeans já faz parte do nosso dia a dia — e nada melhor do que aproveitar a sua versatilidade para apostar em marcas eco-friendly. Esse é o caso da Yes I am, uma marca com fabricação 100% brasileira e que utiliza o mínimo de produtos químicos em seus processos de produção. Além disso, a empresa conta com uma lavanderia que não agride a natureza e segue à risca todas as leis ambientais.

 

 

                                                     

 

                                                     

 

- OSKLEN -

 

Quem o assunto é moda sustentável, a Osklen não pode ficar de fora. Consolidada no mercado nacional e internacional, essa gigante foi a pioneira a desenvolver roupas eco-friendly no país — tudo isso, ainda na década de 1990! Dos seus materiais utilizados, você pode encontrar algodão orgânico, juta ecológica, PET reciclado e, até mesmo, couro de pirarucu reaproveitado.

 

                                                     

 

                                                      

 

 

- REFORMATION -

 

A Reformation é uma marca badalada e que já conta com clientes ilustres, como Tayler Swift e Bella Hadid. O sucesso, se deu por conta das suas peças super cool e produzidas a partir de tecidos sustentáveis ou reaproveitados de peças antigas. Um diferencial interessante, é que s suas fábricas, localizadas nos Estados Unidos, usam somente energia eólica e boa parte do lixo gerado é reciclado.

 

                                                      

 

                                                     

 

 

- VERT SHOES - 

 

Desde 2003, a Vert Shoes veio com o propósito de produzir calçados, mais precisamente, sneakers, com um visual cool e, ao mesmo tempo, baseado em um processo de fabricação vegano. Dos materiais mais usados em suas peças, podemos destacar o algodão orgânico e a borracha originária da Floresta Amazônica. Vale a pena conhecer!

 

                                                     

 

                                                       

      

 

- CATARINA MINA -

 

Curte bolsas? Então, você vai amar conhecer Catarina Mina: uma marca artesanal e totalmente ecológica. Aqui, o objetivo é valorizar todos os profissionais que estão por trás das coleções — desde a criação até a distribuição das peças —, intensificando assim, o pensamento em rede. Esta também foi a primeira marca brasileira a disponibilizar os seus custos abertos para o público, com foco em estimular a transparência dos seus processos.