|
Por Lorena Valim Fashion Content

Sem ideias para a Ceia: a gente te ajuda!

A ceia de natal é um dos momentos mais esperados de quem gosta dessa data! Além de ser um momento bacana para passar com a família, comer vários pratos tradicionais deliciosos e experimentar novas receitas é sempre uma delícia - e uma tentação! Mas acaba rolando uma certa dúvida na hora de preparar os pratos, e para que isso não aconteça com você, separamos algumas receitas diferentes e deliciosas para você tentar e deixar todos com àgua na boca! Olha só:

- CEIA -

 

RISOTO AO FUNGHI

Ingredientes

1 xícara de funghi seco

Água quente

2 colheres de sopa de manteiga + 1 colher de sopa de manteiga

2 xícaras de cogumelos paris fatiados

2 xícaras de cogumelos shiitake fatiados

2 xícaras de cogumelos shimeji separados

Sal a gosto

Pimenta do reino a gosto

Folhas de ½ maço de tomilho

Azeite de oliva para refogar

1 cebola picada

1 dente de alho picado

2 xícaras de arroz arbóreo

1/2 xícara de vinho branco seco
 
1,5 litro de caldo de legumes

Queijo parmesão a gosto

Modo de preparo

Coloque os cogumelos funghi seco em um recipiente com água quente e deixe de molho durante 20 minutos, depois escorra e reserve. Em uma frigideira, derreta 2 colheres de manteiga e refogue todos os cogumelos, tempere tudo com sal e pimenta do reino à gosto. Desligue o fogo, coloque as folhas de tomilho e reserve. Em uma panela quente, coloque o azeite para refogar a cebola e o alho, após isso junte o arroz arbóreo e refogar bem. Adicione o vinho branco mexendo sempre com uma colher de pau até o vinho quase evaporar. Dica: o ácido do vinho estimula o arroz a soltar mais amido deixando o risoto mais cremoso. Adicione o caldo de legumes aos poucos, à medida que o líquido for evaporando. Continue mexendo até o risoto ficar cremoso e o grão do arroz al dente. Desligue o fogo, junte os cogumelos e misture bem. Caso seja necessário, adicione mais um pouco de sal e pimenta. Junte 1 colher de sopa de manteiga, misture e pode servir! Sirva com queijo ralado.

 

 

BACALHAU CREMOSO

Ingredientes

1 Cebola grande

3 dentes de Alho

200 g de cenoura

500 g bacalhau em pedaços

2 colheres (de sopa) de Azeite

2 colheres (de sopa) de farinha de milho

1 raminho de salsa

250 g de batata-palha

300 ml de leite

200 ml de nata ou creme de leite

80 g de queijo ralado

Sal a gosto 

Pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

Pique a cebola e os dentes de alho, rale a cenoura e desfie o bacalhau. Refogue a cebola e o alho no azeite, depois junte a cenoura, o bacalhau e cozinhe durante 20 minutos. Adicione a farinha, envolva bem e tempere com sal e pimenta. Reserve um pouco de salsa e pique a restante, junte ao bacalhau e mexa bem. Acrescente a batata-palha, regue com o leite, a nata (ou creme de leite) e mexa sem parar até engrossar. Adicione mais tempero, se necessário. Coloque tudo numa travessa refratária, polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno, até o queijo derreter. Retire e sirva!

 

 

 -SOBREMESA -

 

PAVÊ DE CHOCOTTONE COM CAFÉ

Ingredientes

3 ovos

1 xícara (chá) de açúcar

200 g de mascarpone

200 g de chocottone

1/2 xícara (chá) de café bem forte

2 colheres (sopa) de rum

50 g de chocolate amargo em pó

Modo de preparo

Misture as gemas e o açúcar em uma tigela e bata com uma batedeira até que fiquem bem branquinhas. Adicione o mascarpone e continue batendo, depois disso reserve. Bata as claras em neve e misture delicadamente ao creme de mascarpone. Junte o café e o rum em um prato, e passe o chocottone cortado em fatias por esta mistura. Em um pote de vidro coloque uma parte do creme e cubra com algumas fatias de chocottone, repita esse processo finalizando com o creme. Polvilhe com o chocolate em pó, cubra com plástico filme e leve à geladeira por 4 horas. Servir gelado.

 

 

 

 -DRINK -

 

SANGRIA DE VINHO TINTO

Ingredientes

½ garrafa de vinho tinto (375 ml)
 
1 lata de água tônica

½ xícara (chá) de caldo de laranja (cerca de 1 laranja-baía)

1 maçã fuji
 
½ abacaxi em cubos médios congelados

4 colheres (sopa) de açúcar
 
¼ de xícara (chá) de gim (opcional)

Cubos de gelo (a gosto)

Modo de preparo

Coloque o caldo de laranja em uma jarra grande e reserve. Depois lave a maçã, seque e mantenha a casca, corte em fatias finas, no sentido da largura e coloque as fatias na jarra com o caldo de laranja. Junte os cubos de abacaxi congelado, o açúcar e misture cuidadosamente para não quebrar aos pedaços de maçã. Depois disso, leve tudo para a geladeira e deixe por cerca de 30 minutos ou até a hora de servir. Aproveite para gelar o vinho e a tônica. Quando for servir, adicione o vinho e a água tônica e misture bem. Se for acrescentar os cubos de gelo, lembre-se de colocar apenas nos copos, não na jarra para a sua sangria não ficar aguada.